Luxemburgo Lança Agência Nacional Espacial com Foco em Empresas

(left to right) : Étienne Schneider, Deputy Prime minister, Minister of the Economy of the Grand Duchy of Luxembourg ; Marc Serres, CEO of the Luxembourg Space Agency (Photo: Business Wire)

LUXEMBURGO--(BUSINESS WIRE)--set 12, 2018--A Agência Espacial de Luxemburgo (LSA) lançou hoje oficialmente operações com a meta de promover cada vez mais o desenvolvimento econômico da indústria espacial do Grão-Ducado ao atrair empresas, desenvolver recursos humanos, fornecer soluções financeiras inovadoras e apoiar a infraestrutura educacional e de pesquisa.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20180912005678/pt/

(left to right) : Étienne Schneider, Deputy Prime minister, Minister of the Economy of the Grand Duchy of Luxembourg ; Marc Serres, CEO of the Luxembourg Space Agency (Photo: Business Wire)

Sob a autoridade do Ministério da Economia, a agência faz parceria com as principais comunidades e organizações acadêmicas, empresariais e de pesquisa do país, bem como outras instituições públicas dentro do amplo ecossistema de acionistas do setor público e privado de Luxemburgo.

Por mais de três décadas, Luxemburgo vem estando na vanguarda das iniciativas comerciais e de cooperação, as quais formaram uma vibrante economia espacial. Seu maior sucesso foi a criação em 1985 da SES ( Société Européenne des Satellites ) apoiada pelo governo, hoje a maior operadora de satélites comerciais do mundo. Serviços e negócios cada vez mais relacionados ao espaço foram desenvolvidos junto com a SES, sendo que hoje a atividade comercial espacial conta com quase 2% do PIB, estando entre os mais altos índices na Europa.

Em 2005, Luxemburgo se uniu à Agência Espacial Europeia (ESA) como membro de pleno direito, assentando as bases para a participação de empresas do Grão-Ducado nos programas de P&D da ESA bem como projetos de exploração espacial. A mais recente etapa do Ministério da Economia foi o lançamento em 2016 da iniciativa SpaceResources.lu, posicionando o país como pioneiro na exploração e uso de recursos espaciais como um passo em direção ao futuro da economia espacial.

Para financiar a inovação espacial, a Agência Espacial de Luxemburgo está definindo com outras parcerias um veículo de capital de risco a fim de ser estabelecido como um fundo reservado de investimento alternativo, com apoio financeiro do setor público bem como de investidores privados. O Fundo Espacial de Luxemburgo visa um capital inicial de 100 milhões de euros, sendo sua meta oferecer financiamento de capital para novas empresas espaciais com ideias e tecnologias inovadoras.

O Vice-Primeiro Ministro e Ministro da Economia de Luxemburgo, Étienne Schneider, disse: "Com base no apoio de longa data de Luxemburgo para a indústria espacial mediante uma combinação de políticas, programas e financiamento, a agência continuará a estimular o empreendedorismo espacial orientado à inovação e promover este país como plataforma europeia para o desenvolvimento comercial espacial e sede para indústrias de ponta. Luxemburgo já está pronto para dar as boas vindas, apoiar e auxiliar o desenvolvimento de participantes da indústria espacial com os quais podemos avançar juntos."

O Diretor Geral da ESA, Jan Wörner, disse: "Parabenizo Luxemburgo por esta etapa muito importante em sua história espacial. Com sua ampla gama de serviços e experiência, a ESA continua sua intensa cooperação com o Grão-Ducado. A colaboração entre a Agência Espacial de Luxemburgo e a ESA pode ser uma oportunidade muito boa para Europa ao reunir nossas capacidades em uma rede de agências espaciais que incorpora o ideal europeu no espaço."

Lançado pelo Ministro da Economia de Luxemburgo

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Ver a versão original em businesswire.com:https://www.businesswire.com/news/home/20180912005678/pt/

CONTACT: Ministério da Economia

Paul Zenners

Email:paul.zenners@eco.etat.lu

Tel.: (+352) 247-74126

Cel.: (+352) 621 409 141

KEYWORD: LUXEMBOURG EUROPE

INDUSTRY KEYWORD: TECHNOLOGY NETWORKS TELECOMMUNICATIONS SATELLITE MANUFACTURING AEROSPACE

SOURCE: Luxembourg Ministry of the Economy

Copyright Business Wire 2018.

PUB: 09/12/2018 10:09 AM/DISC: 09/12/2018 10:09 AM

http://www.businesswire.com/news/home/20180912005678/pt

Copyright Business Wire 2018.

(0) comments

Welcome to the discussion.

Keep it Clean. Please avoid obscene, vulgar, lewd, racist or sexually-oriented language.
PLEASE TURN OFF YOUR CAPS LOCK.
Don't Threaten. Threats of harming another person will not be tolerated.
Be Truthful. Don't knowingly lie about anyone or anything.
Be Nice. No racism, sexism or any sort of -ism that is degrading to another person.
Be Proactive. Use the 'Report' link on each comment to let us know of abusive posts.
Share with Us. We'd love to hear eyewitness accounts, the history behind an article.